Busca

Contribuição Sindical

Clique aqui e imprima seu boleto para sua contribuição sindical
Contribuição Sindical
Banner

Fenafar

Banner

Últimas da Fenafar

Nota: O interesse público e a saúde do povo brasileiro merecem Mais Médicos

A Federação Nacional dos Farmacêuticos lança nota em apoio ao Programa Mais Médicos e em solidariedade aos profissionais estrangeiros que chegam ao Brasil. ... [+]

Fenafar marca presença no Congresso da CTB

A Fenafar teve participação protagonista durante o 3 Congresso da CTB. Uma importante emenda ao texto de resoluções do Congresso foi apresentado pelos farmacêuticos presentes ao processo, em pa... [+]

30 de agosto, trabalhadores mobilizados por direitos e contra a terceirização

As centrais sindicais marcaram para o próximo dia 30 de agosto o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação dos trabalhadores. Na pauta política a luta pelo fim do fator previdenciário, reduçã... [+]
Nova Convenção de Trabalho PDF Imprimir E-mail
Sex, 10 de Outubro de 2014 18:44
Convenção Coletiva de Trabalho 2014-2015
 
Oficina Estadual do Mato Grosso PDF Imprimir E-mail
Qua, 06 de Agosto de 2014 13:18

banner-MT-665x240

Clique no Banner e Participe!!!!!!

 
Atividade prepara as oficinas de avalição do PNAF PDF Imprimir E-mail
Qua, 06 de Agosto de 2014 13:29
EVENTOS_S
Participantes da atividade preparatória para as oficinas da PNAF

Nos dias 25 e 26 de julho aconteceu em Brasília a reunião preparatória para os monitores das Oficinas Estaduais dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, promovida pela Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF) e pela Fenafar.
Dirigentes sindicais e farmacêuticos que atuam na Assistência Farmacêutica responderam ao chamado da Escola e participaram de dois dias de intensa atividade, que definiram a metodologia que será aplicada nas oficinas, um trabalho minucioso para garantir que os objetivos traçados para as oficinas sejam alcançados.
“Tivemos a participação dos parceiros dos diversos estados do Brasil, alguns diretores de sindicatos, que já têm experiência com a realização de eventos e mobilização, um patrimônio que a Fenafar tem e que a Escola conta e tivemos, também, a participação de novos atores. Então fazer uma avaliação metodológica da Política Nacional de Assistência Farmacêutica mobilizou pessoas novas para participar do nosso movimento, o que é muito legal e mostra o acerto da atividade, destacou a presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Nair Leite.
Definição metodológica para atender objetivos
Silvana Nair Leite frisou que as oficinas do PNAF não têm caráter comemorativo e de debate apenas, porque delas deverão sair dados que resultem numa avaliação consistente desta política e, também, diretrizes que possam ser transformadas em ações para avançar na construção da Assistência Farmacêutica.
“A preparação das 15 oficinas de avaliação do PNAF, envolveu um importante debate sobre o formato e método que serão utilizados. Essas oficinas precisam ter uma metodologia de avaliação de políticas, com trabalhos em 5 grupos com temas definidos. Discutimos como será desenvolvido o trabalho em grupo e, também, como será a apresentação do trabalho de cada grupo, porque eles precisam ser compilados para uma avaliação nacional”, explicou Silvana Nair Leite.
Todo este zelo com a preparação do trabalho está de acordo com a sua dimensão e a responsabilidade da Escola. “Estamos todos muito empolgados com este projeto. É um projeto de muita responsabilidade para a escola. Nestes dois dias de preparação, pudemos ver que todos reconhecem a importância desta tarefa e acreditando que devemos fazê-lo”, disse.
A Escola Nacional dos Farmacêuticos dividiu a Política Nacional de Assistência Farmacêutica em 5 eixos, que serão os eixos temáticos dos cinco grupos que deverão acontecer em todas as 15 oficinas. Silvana Leite esclareceu que estes temas também são preparatórios para o debate na 15ª Conferência Nacional de Saúde. “Nos localizamos estes temas dentro da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e os definimos como eixos dessa política. Formação e Valorização de recursos para a Assistência Farmácia será um destes temas”, exemplificou Silvana.
Os cinco eixos que serão abordados nas oficinas serão: 1.Universalidade do acesso à saúde no SUS: Incorporação de tecnologias, Acesso a medicamentos na farmácia privada; 2. Recursos Humanos no SUS: formação em graduação e pós-graduação, relações academia-serviços; valorização do trabalhador; 3. Financiamento: composição dos recursos, atualização e adequação orçamentária para as ações da AF; 4. Gestão: Responsabilidades dos entes federados, aplicação dos recursos, pactuações, Redes e regionalização; e 5. Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Complexo médico-industrial da saúde e seus impactos sobre a política de saúde. Veja aqui como será a metodologia e programação das oficinas
Leia também: Oficinas abordarão 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica
Público alvo
Outro aspecto importante das oficinas de avaliação da Política Nacional de Assistência Farmacêutica é que o farmacêutico não é o único público a ser envolvido nas oficinas. Para que a avaliação produzida seja abrangente e alcance toda a dimensão da Política, será preciso atingir outros profissionais da saúde e da gestão. Isso também foi bastante debatido durante a preparação das oficinas. “Nós afinamos nossas estratégias, discutimos muito como identificar e mobilizar os atores que precisam participar desta avaliação. Não deve ser uma avaliação dos farmacêuticos, mas capitaneada pelos farmacêuticos. Temos que mobilizar outras categorias profissionais e o controle social em todos os níveis, associações de portadores de patologias e outras entidades, além de gestores. Isso exigirá em cada estado uma mobilização local direcionada para termos sucesso nas oficinas”, alertou Silvana Nair Leite.
da Redação
Publicada em 29/07/2014
Nos dias 25 e 26 de julho aconteceu em Brasília a reunião preparatória para os monitores das
Oficinas Estaduais dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, promovida
pela Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF) e pela Fenafar.
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 43
RocketTheme Joomla Templates